416 Acessos
Objetivo é ampliar a utilização do parque, principalmente após o expediente, único horário em que as pessoas dispõem de tempo para prática de atividades físicas
Alto Araguaia, MT - Os funcionários públicos Marco Antônio Alves da Costa e José Borges de Oliveira, o pastor Albertino Pinto da Silva e a dona de casa Roseli Maria da Conceição rotineiramente frequentam o Parque Municipal Atanael Farias da Costa, no Bairro Boiadeiro, área central de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso). Todos eles têm algo em comum: a busca por um espaço para a pratica de exercícios físicos. E pensando em ampliar o horário de utilização do parque, a prefeitura local investiu R$ 136.217,23 em obras de iluminação no espaço.
[caption id="attachment_27109" align="alignleft" width="314"] A iluminação ampliou o uso do parque e os moradores locais e turistas estão aproveitando. Obra ainda prevê colocação de alambrado nas margens do Córrego Boiadeiro[/caption]A intenção com o investimento é permitir a prática esportiva, a visitação e ainda o turismo também no período noturno. As obras de iluminação foram iniciadas no início de fevereiro deste ano e concluídas recentemente. Porém, algumas intervenções ainda serão realizadas para melhorar ainda mais a iluminação do espaço. “É uma área de lazer muito boa, uma das poucas que temos na cidade”, destaca Marco Antônio.
“Com a iluminação do parque a população tem as condições necessárias para fazer exercícios físicos noturnos com segurança. E para quem trabalha durante o dia agora tem mais esta opção”, comenta o pastor Albertino, morador do Bairro Boiadeiro. Opinião similar tem a dona de casa Roseli Maria sobre a importância do parque para prática de atividades físicas. “O parque proporciona uma qualidade de vida melhor”, resume. Já o funcionário público José Borges disse. “Depois que comecei a frequentar o parque e fazer caminhada minha saúde melhorou. Era hipertenso e usava medicamentos controlados. Hoje não uso mais”, diz.
O parque e sua infraestrutura
O parque ecológico municipal é a principal reserva ambiental urbana de Alto Araguaia. São dezenas de árvores nativas do cerrado mato-grossense e de espécies frutíferas. O espaço é dotado com pistas de caminhada e corrida, área para prática esportiva, academia popular e parque infantil.
O parque ainda é fonte de conhecimento e informação a população e aos visitantes. A prefeitura implantou placas que trazem o nome popular e científico das diversas espécies de plantas existentes no espaço. Além da iluminação, a prefeitura fará novos investimentos no espaço. Entre as melhorias está prevista a colocação de outros aparelhos para atividades físicas, bem como será feita a implantação de grade de proteção margeando o córrego Boiadeiro.
O prefeito Maia Neto (PR) rotineiramente visita o parque ecológico para verificar in loco os investimentos feitos pela prefeitura. O objetivo, além de melhorar a infraestrutura, é também colocar em funcionamento um quiosque para atender os frequentadores com venda de água, sucos, refrigerantes e lanche.
“O parque ecológico é um dos melhores ambientes em nossa cidade, tanto do ponto de vista da prática de exercícios quanto de turismo. Vamos fazer os investimentos necessários para dotar o parque da infraestrutura necessária. Está prevista ainda a instalação de mais uma academia popular e estamos melhorando o espaço do parque infantil. A iluminação era um sonho antigo dos moradores e fizemos a instalação. Vemos uma intensa rotina de uso do parque desde que a iluminação foi implantada”, destacou o prefeito.
Foto: Marcos Cardial/Assessoria de Imprensa